Vimos por este meio para lhe convidar os docentes e discentes do PPGAS para o Seminário Internacional Desafiando a exclusão da prostituição de contextos urbanos brasileiros: Relatos do campo a ser realizado no na quinta-feira, dia 04 de abril no Salão Nobre do Instituto de Filosófia e Ciências Sociais/IFCS na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) das 14-19h.
O seminário é uma atividade do projeto de pesquisa, Desafiando as múltiplas exclusões das trabalhadoras do sexo urbanas no Brasil: uma rede para compartilhar conhecimento, enfrentar o estigma e promover respostas lideradas pela comunidade, sendo realizada com financiamento do Academy of Medical Sciences e através de um projeto entre a Universidade do Essex na Inglaterra e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS)/Museu Nacional e o Programa de Pós Gradução em Políticas Públicas em Direitos Humanos do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH)/UFRJ. O projeto também tem parcerias com o Coletivo Puta Davida e o projeto ‘Cosmopoliticas do Cuidado no fim-do-mundo: gênero, fronteiras e agenciamentos pluriepistemologicos com a saúde publica’ (Fapesp 2021/06897-9), sediado na Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo. O objetivo do nosso encontro é promover um encontro entre a equipe e participantes da pesquisa junto com lideranças do movimento de prostitutas e gestores públicos para apresentar e discutir relatos e dados inicias, além de pedagogias e metodologias de pesquisa com trabalhadoras sexuais. Também iremos debater e definir ações concretas para reduzir a exclusão e estigmatização da prostituição nos contextos urbanos brasileiros, com foco nas três cidades onde a pesquisa foi realizada: Manaus, São Paulo e Rio de Janeiro. Consideramos sua presença fundamental para a realização e êxito do evento, e contamos com a sua presença. Atenciosamente, Dra. Isabel Crowhurst Dra. Laura Murray Dr. Thaddeus Gregory Blanchette O Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado (Ludens), vinculado ao Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), tem o prazer em convidar todas/es/os para a Conferência “Cultura, Memória e Ancestralidade: a sacralidade da existência nos Reinados”, ministrada por Leda Maria Martins, no dia 04 de abril de 2024, às 9h30, no Museu Nacional/Horto Botânico (Espaço 39 da Sala Multiuso).
Leda Maria Martins é poeta, ensaísta, dramaturga, professora. É doutora em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Artes pela Indiana University e formada em Letras pela UFMG. Possui pós-doutorado em Performance Studies pela New York University e em Performance e Rito pela Universidade Federal Fluminense. Leda é também Rainha de Nossa Senhora das Mercês do Reinado de Nossa Senhora do Rosário do Jatobá, em Belo Horizonte. Em seu pensamento e proposições teóricas cruzam-se epistemologias e cosmovisões de várias matrizes cognitivas, como as derivadas dos saberes africanos transcriados nas Américas. Entre os livros de sua autoria estão A cena em sombras (Perspectiva, [1991] 2023), Afrografias da Memória (Perspectiva/Mazza Edições, [1997] 2021) e Performances do tempo espiralar – Poéticas do corpo-tela (Cogobó, 2021). O PPGAS se orgulha de anunciar o lançamento do novo livro do professor Carlos Fausto, Le jaguar apprivoisé. Essais d’ethnologie amazonienne.
Nosso aluno Marcus Wittmann ganhou a "First Research Article Fellowship" do Instituto Max Planck7/3/2024
O PPGAS tem a felicidade de comunicar que o nosso aluno Marcus Antonio Schifino Wittmann acaba de ser laureado com o "First Research Article Fellowship" do Max Planck Institute for the History of Science - Berlim.
Parabéns, Marcus!! O PPGAS recebe com orgulho a notícia de que a revista International Sociology concedeu o Prêmio SAGE de Melhor Artigo de 2023 a Misalignments: House money and inflationary experiences, assinado pelos professores Federico Neiburg (PPGAS/Museu Nacional/UFRJ) e Eugênia Motta (IFCS/UFRJ-IESP/UERJ).
Parecer: O artigo de Motta & Neiburg sobre as experiências dos moradores de uma favela no Brasil em relação ao aumento dos preços dos alimentos e da energia destaca-se pela sua solidez metodológica, pela sua originalidade conceitual e pela sua relevância temática. Este trabalho sociológico articula de forma criativa dados empíricos sólidos – recolhidos através de um rigoroso trabalho de campo qualitativo – com o conceito de alinhamento, que se centra nas atividades cotidianas através das quais as pessoas lidam com a instabilidade e as frustrações impostas pela inflação. Assim, o artigo avança para uma crítica etnográfica do conceito de inflação. O artigo aborda uma questão atual que, de diferentes formas, afeta tanto o Sul como o Norte globais, contribuindo para o âmbito internacional promovido pela Associação Internacional de Sociologia (ISA). Daniele Ferreira Evangelista, Juliana Cintia Lima e Silva e Aline Maia Nascimento foram selecionadas para o Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop promovido pelo Center for African & African American Research (ALARI) da Harvard University
Parabéns para as nossas queridas alunas! Parabenizamos as nossas alunas que tomaram posse hoje como titulares da Cátedra Olavo Setubal - USP1/3/2024
O PPGAS se orgulha das suas alunas Francy Baniwa e Sandra Benites por tão importante feito. Parabéns!!!
|
Acesse a planilha com a lista completa de eventos do programa - em construção
Ver Todos
Novembro 2024
|