Entre setembro e outubro, o Ludens estará recebendo o professor Nuno Porto para três atividades semanais sucessivas, aulas abertas associadas ao curso de Antropologia do Patrimônio, ministrado pelas professoras Renata Menezes e Mariana Ramos de Morais, no PPGAS/MN/UFRJ;
Todas as aulas abertas serão realizadas às quartas-feiras, 11h30, na sala multiuso da Biblioteca Central do Museu Nacional. O prof. Nuno Porto é antropólogo, curador de África e América do Sul do Museum of Anthropology da University of British Columbia e colaborador em vários projetos do Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Contamos com a presença de todos e todas e com apoio à divulgação. Quarta-feira, 4 de outubro Instalação etnográfica - Etnografia, arte, a(r)tivismo e justiça social. Nesta sessão quero defender e tentar demonstrar (usando casos do meu trabalho curatorial) que as exposições são instâncias complexas e difíceis de conceber e são materializações de uma ideia (ou então não são nada). Objetos em exposição encontramos em lojas, supermercados, etc. E por isso vou ilustrar várias dimensões da imaginação expositiva argumentando que sem uma ideia decente não vale a pena começar. Vou também argumentar, comparando a minha experiência em Portugal, Angola e Canadá, que a questão não são recursos materiais, mas ideias, propósito, compromisso, engajamento e risco calculado. Vou retomar uma ideia da minha curadoria em Coimbra (a instalação etnográfica) e argumentar em favor da plasticidade desta noção como exercício de imaginação e ferramenta pragmática. O PPGAS/MN divulga o próximo Encontros Sextas no NanSi:
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (29/09), às 14hrs contaremos com a seguinte fala: Marcio Goldman (PPGAS/MN – UFRJ) e Vladimir Moreira Lima (CAp-UERJ) | Palavras germinantes, conceitos e funções. Proposições em torno de alguns encontros Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/RJ. Sala amarela (109 - térreo). O PPGAS/MN divulga:
No dia 28 de setembro, às 14h, receberemos o professor Denis Merklen, da Universidade Sorbonne Nouvelle e diretor do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) para uma conversa sobre pesquisas urbanas. Merklen realizou uma importante pesquisa sobre os incêndios nas bibliotecas das periferias parisienses durante protestos populares. Suas investigações são originais e engajadas, focando em temas quentes relacionados às periferias urbanas. As informações seguem no cartaz. Importante: Merklen fala espanhol, entende bem português, de modo que poderemos nos comunicar para além da língua francesa. Esperamos vocês e pedimos ajuda na divulgação. Entre setembro e outubro, o Ludens estará recebendo o professor Nuno Porto para três atividades semanais sucessivas, aulas abertas associadas ao curso de Antropologia do Patrimônio, ministrado pelas professoras Renata Menezes e Mariana Ramos de Morais, no PPGAS/MN/UFRJ;
Todas as aulas abertas serão realizadas às quartas-feiras, 11h30, na sala multiuso da Biblioteca Central do Museu Nacional. O prof. Nuno Porto é antropólogo, curador de África e América do Sul do Museum of Anthropology da University of British Columbia e colaborador em vários projetos do Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Contamos com a presença de todos e todas e com apoio à divulgação. Quarta-feira, 27 de setembro Projeto - Descolonizar as coleções e exposições africanas do MOA Esta segunda sessão é dedicada aos bastidores do museu e ao contexto universitário do trabalho no MOA. O caso é um projeto em parceria com duas organizações de estudantes da UBC: uma de estudantes de varias partes de África que estão temporariamente no Canadá e outra uma organização de estudantes canadenses que se identificam como Black Canadians. O projeto beneficiou de financiamento e de duas diretrizes da UBC – O plano Estratégico Indígena e as Chamadas para Ação da Comissão para a Verdade e Reconciliação, e consistiu em recentrar no presente e em conhecimento africano a descrição das coleções. As relações entre o trabalho de bastidores do museu e ao sua face publica, argumento, favorecem conceptualizar o museu como uma rede, em detrimento de pensar o museu como um espaço ou um lugar. O PPGAS/MN divulga o próximo Encontros Sextas no NanSi:
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (22/09), às 14hrs contaremos com as seguintes falas: Lânia Mara Silva (UFMG) | A gente é pedaço do outro na gente: corpo de terreiro, corpo território Rebeca Andrade (PPGAS/MN - UFRJ) | Jurema: entre espaços e transitividades Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/RJ. Sala amarela (109 - térreo). O PPGAS/MN divulga a visita do professor Nuno Porto:
Entre setembro e outubro, o Ludens estará recebendo o professor Nuno Porto para três atividades semanais sucessivas, aulas abertas associadas ao curso de Antropologia do Patrimônio, ministrado pelas professoras Renata Menezes e Mariana Ramos de Morais, no PPGAS/MN/UFRJ; Todas as aulas abertas serão realizadas às quartas-feiras, 11h30, na sala multiuso da Biblioteca Central do Museu Nacional. A primeira delas será no dia 20/09. Sankofa – Rotas africanas, Raízes canadenses Este é o nome de uma exposição que constituiu um marco na cena cultural da Costa Oeste do Canadá, por ocupar os 550 m2 da galeria principal do Museu de Antropologia da UBC (Universidade da Columbia Britânica, Vancouver, Canadá) com uma conversa cruzada entre coleções etnográficas e trabalhos de arte contemporânea de artistas de ascendência africana baseados em Vancouver e artistas de Lagos, na Nigéria. A programação trouxe visibilidade a múltiplas comunidades Black e africanas de Vancouver. Nesta sessão pretendo explorar um dos argumentos da exposição que foca as raízes canadenses de um contingente significativo da população Black do Canadá, problematizando as múltiplas racializações das identidades canadenses, e explorando agências atuais de coleções etnográficas nas relações entre museus e politicas e cultura cívicas. O prof. Nuno Porto é antropólogo, curador de África e América do Sul do Museum of Anthropology da University of British Columbia e colaborador em vários projetos do Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Contamos com a presença de todos e todas e com apoio à divulgação. A forma site/acervo é um instrumento importante para a preservação de materiais de pesquisas já realizadas e incitar investigações futuras. É também um lugar propício para a elaboração de artefatos de divulgação científica. Na ocasião de apresentar novas coleções no acervo do Memov, convidamos, para trocas de experiências, parceiros de longa data com preocupações de guarda e divulgação das memórias subterrâneas de movimentos sociais e das lutas por direitos humanos.
Serão emitidos certificados para ouvintes, mais informações no link na bio! Mediação José Sergio Leite Lopes (MN/UFRJ) Debatedores Alexandre Fortes (CEDIM/UFRRJ) Paulo Fontes (IH/UFRJ) Ricardo Braga Brito (CPDA/UFRRJ) Organização José Sergio Leite Lopes José Carlos Matos Pereira Luciana Lombardo Anna Luiza Ramos Phillip Mazza Guimarães 14 de setembro (quinta-feira) 14h Avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo - Rio de Janeiro Veja mais informações em: O PPGAS/MN divulga o próximo Encontros Sextas no NanSi:
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (15/09), às 14hrs contaremos com as seguintes falas: Rogério Viana (PPGAS/MN – UFRJ) | Entre o Petróleo e a Plantation: notas etnográficas sobre a política e infraestrutura na costa da Guiana Camila Laux (PPGAS/MN - UFRJ) | Os caminhos da doença: como os ameríndios sentiram e deram sentido ao coronavírus Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ) Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/RJ. Sala amarela (109 - térreo). O PPGAS/MN divulga uma série de eventos na próxima semana para o lançamento do livro Para Além da Natureza e Cultura de Philippe Descola. E, por último, no dia 15 de setembro, o lançamento do livro Para além da Natureza e Cultura, às 18h no Centro de Artes da UFF, e logo após o lançamento, o Cine-Arte UFF promove a projeção do filme de Eliza Levy: Compor os mundos. O pensamento de Philippe Descola.
|
Acesse a planilha com a lista completa de eventos do programa - em construção
Ver Todos
Dezembro 2024
|