Vida Acadêmica > Matrícula
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Matrícula
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Destrancamento
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Nome Social
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A matrícula de qualquer candidato aprovado está condicionada à apresentação dos seguintes documentos, entregues na secretaria do programa acompanhados dos originais ou em cópia autenticada:
Veja mais informações em:
- Diplomas (ou certificado/declaração de conclusão para os que ainda não possuírem o diploma)
- Históricos escolares completos
- Documento de identidade e CPF (no caso de estrangeiros, passaporte com visto válido e/ou RNE)
- Título de Eleitor
- Certificado militar
- Para todos os optantes indígenas ou negros, aprovados dentro das vagas de Ação Afirmativa, documento próprio de autodeclaração de optante.
- Para os candidatos estrangeiros optantes indígenas ou negros, incluir cópia autenticada de visto permanente de residente no Brasil, válido desde o momento da inscrição.
Veja mais informações em:
Há três formas de ingresso e matrícula no Programa:
O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrícula de pós-graduação stricto senso ativa na UFRJ só será efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontrar vinculado na ocasião. Caso o aluno tenha bolsa ativa, deve informar a desistência dela até o último dia útil de fevereiro para que possa ser oficialmente registrado como aluno do doutorado. Observa-se que a desistência não implica qualquer compromisso com a concessão de Bolsa de Doutorado. Os interessados devem submeter candidaturas ao processo de seleção de Bolsas via Critério Socioeconômico.
Veja mais informações sobre a Passagem Direta em:
- Ingresso por meio de Processo Seletivo:
O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrícula de pós-graduação stricto senso ativa na UFRJ só será efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontrar vinculado na ocasião. Caso o aluno tenha bolsa ativa, deve informar a desistência dela até o último dia útil de fevereiro para que possa ser oficialmente registrado como aluno do doutorado. Observa-se que a desistência não implica qualquer compromisso com a concessão de Bolsa de Doutorado. Os interessados devem submeter candidaturas ao processo de seleção de Bolsas via Critério Socioeconômico.
- Ingresso Por Passagem Direta
Veja mais informações sobre a Passagem Direta em:
Outros meios, como o PEC/PG
Alunos aprovados por outras formas de ingresso devem entrar em contato com a Secretaria e receberão por e-mail as orientações e instruções para a realização da matrícula no PPGAS.
Veja mais informações em:
Alunos aprovados por outras formas de ingresso devem entrar em contato com a Secretaria e receberão por e-mail as orientações e instruções para a realização da matrícula no PPGAS.
Veja mais informações em:
O estudante poderá solicitar à Comissão deliberativa do Programa, com a devida justificativa, o trancamento de sua matrícula. A solicitação é vedada para o primeiro período de curso, salvo casos excepcionais e justificados (Resolução do CEPG, Art.30). O período total de trancamento não poderá ultrapassar seis meses (mestrado) e doze meses (doutorado), consecutivos ou não. O Regulamento do PPGAS estabelece que “o tempo decorrido durante o trancamento da matrícula será considerado como parte dos prazos para a obtenção dos graus de Mestre e Doutor” (Art. 23, #3º). Ou seja, os prazos continuam correndo normalmente com a matrícula trancada, de forma que o prazo para a defesa não muda (36 e 60 meses, conforme determina o CEPG).
Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS:
Atenção: o pedido de trancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção do trancamento de matrícula no Siga no calendário letivo vigente.
Veja também a solicitação de Licença Saúde em:
Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS:
- F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE e anexos que justifiquem o trancamento.
- F6 - SOLICITAÇÃO DOCENTE
Atenção: o pedido de trancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção do trancamento de matrícula no Siga no calendário letivo vigente.
Veja também a solicitação de Licença Saúde em:
Para solicitar o destrancamento da matrícula, o aluno deve enviar o F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE preenchido com o pedido e assinado. O pedido de destrancamento será enviado à Comissão de Ensino para aprovação.
Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS:
Atenção: o pedido de destrancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção da rematrícula no Siga no calendário letivo vigente.
Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS:
- F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE.
Atenção: o pedido de destrancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção da rematrícula no Siga no calendário letivo vigente.
Nome Social
Fica assegurado, aos estudantes transgêneros, travestis e transexuais, e a quem fizer a solicitação, o uso do nome social nos registros acadêmicos e nos documentos oficiais, se requerido expressamente pelo(a) interessado(a).
Nos documentos internos constará exclusivamente o nome social cadastrado pelo(a) estudante.
Nos documentos oficiais, se requerido expressamente pelo(a) interessado(a), constará o nome social do(a) estudante acompanhado do nome civil.
Veja a Resolução CEPG -Nº 01, de 20 de julho de 2018 aqui.
Para incluir o nome social o(a) aluno(a) deve seguir os procedimentos abaixo:
Nos documentos internos constará exclusivamente o nome social cadastrado pelo(a) estudante.
Nos documentos oficiais, se requerido expressamente pelo(a) interessado(a), constará o nome social do(a) estudante acompanhado do nome civil.
Veja a Resolução CEPG -Nº 01, de 20 de julho de 2018 aqui.
Para incluir o nome social o(a) aluno(a) deve seguir os procedimentos abaixo:
- Incluir o nome social no Siga: para isso, deve acessar o Siga e ir em Requerimentos e depois em Inclusão de nome social.
- Informar da alteração por e-mail à Secretaria.
Alteração do Nome Civil
Esta alteração difere do Nome Social, pois inclui a alteração do nome civil registrado no SIGA e nos bancos de dados internos do programa, e a alteração do gênero registrado no SIGA. Para isto, o aluno precisa ter realizado a alteração do nome na Certidão de Nascimento e no RG e CPF.
Procedimento:
Com este procedimento, todos os registros passam para o novo nome civil registrado, de forma que documentos oficiais como diplomas serão emitidos neste novo nome.
Procedimento:
- Enviar em PDF a Certidão de Nascimento, RG e CPF por e-mail à Secretaria.
Com este procedimento, todos os registros passam para o novo nome civil registrado, de forma que documentos oficiais como diplomas serão emitidos neste novo nome.