MATRÍCULA

PPGAS | MN
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Vida Acadêmica > Matrícula

  • Matrícula
  • Trancamento de Matrícula
  • Destrancamento
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​A matrícula de qualquer candidato aprovado está condicionada à apresentação dos seguintes documentos, entregues na secretaria do programa acompanhados dos originais ou em cópia autenticada:
  • Diplomas (ou certificado/declaração de conclusão para os que ainda não possuírem o diploma)
  • Históricos escolares completos
  • Documento de identidade e CPF (no caso de estrangeiros, passaporte com visto válido e/ou RNE)
  • Título de Eleitor
  • Certificado militar
  • Para todos os optantes indígenas ou negros, aprovados dentro das vagas de Ação Afirmativa, documento próprio de autodeclaração de optante.
  • Para os candidatos estrangeiros optantes indígenas ou negros, incluir cópia autenticada de visto permanente de residente no Brasil, válido desde o momento da inscrição.
​​
Veja mais informações em:
Manual PPGAS
Há três formas de ingresso e matrícula no Programa:
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  • ​Ingresso por meio de Processo Seletivo:
Alunos aprovados dentro do número de vagas de acordo com o Edital do Processo Seletivo receberão por e-mail as orientações e instruções para a realização da matrícula no PPGAS. O ingresso no PPGAS/MN/UFRJ está condicionado não só à aprovação como também à classificação dentro do limite de vagas estabelecido no presente Edital. Caso haja desistências dos que forem chamados dentro desse limite, até 15 dias antes do final do prazo de matrícula para alunos novos, os candidatos aprovados serão convocados na ordem sequencial de classificação.

O registro do aluno selecionado que tenha qualquer matrícula de pós-graduação stricto senso ativa na UFRJ só será efetuado se o mesmo solicitar desligamento do curso ao qual se encontrar vinculado na ocasião. Caso o aluno tenha bolsa ativa, deve informar a desistência dela até o último dia útil de fevereiro para que possa ser oficialmente registrado como aluno do doutorado. Observa-se que a desistência não implica qualquer compromisso com a concessão de Bolsa de Doutorado. Os interessados devem submeter candidaturas ao processo de seleção de Bolsas via Critério Socioeconômico.

  • Ingresso Por Passagem Direta
No caso do ingresso e matrícula por meio de Passagem Direta, o aluno se compromete a manter seus dados atualizados e entregar qualquer documento exigido pela Secretaria do PPGAS para efetivar a matrícula no Doutorado.

Veja mais informações sobre a Passagem Direta em:
ingresso
​Outros meios, como o PEC/PG
Alunos aprovados por outras formas de ingresso devem entrar em contato com a Secretaria e receberão por e-mail as orientações e instruções para a realização da matrícula no PPGAS.
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​Veja mais informações em:
Ingresso
O estudante poderá solicitar à Comissão deliberativa do Programa, com a devida justificativa, o trancamento de sua matrícula. A solicitação é vedada para o primeiro período de curso, salvo casos excepcionais e justificados (Resolução do CEPG, Art.30). O período total de trancamento não poderá ultrapassar seis meses (mestrado) e doze meses (doutorado), consecutivos ou não. O Regulamento do PPGAS estabelece que “o tempo decorrido durante o trancamento da matrícula será considerado como parte dos prazos para a obtenção dos graus de Mestre e Doutor” (Art. 23, #3º). Ou seja, os prazos continuam correndo normalmente com a matrícula trancada, de forma que o prazo para a defesa não muda (36 e 60 meses, conforme determina o CEPG).
 
Documentos e trâmite:

Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS: 
  1. F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE e anexos que justifiquem o trancamento.
  2. F6 - SOLICITAÇÃO DOCENTE
A Secretaria irá inserir a solicitação na pauta da próxima reunião da Comissão de Ensino, e, caso aprovada, será encaminhada para o conhecimento da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Museu Nacional. O trancamento é feito pela Secretaria através do SIGA.

Atenção: o pedido de trancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção do trancamento de matrícula no Siga no calendário letivo vigente.

Veja também a solicitação de Licença Saúde em:
licença
Para solicitar o destrancamento da matrícula, o aluno deve enviar o F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE preenchido com o pedido e assinado. O pedido de destrancamento será enviado à Comissão de Ensino para aprovação.

Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS: 
  1. F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE.
A solicitação será enviada à Comissão de Ensino para ciência.

Atenção: o pedido de destrancamento deve ser solicitado com antecedência, considerando a tramitação e o prazo estabelecido para inserção da rematrícula no Siga no calendário letivo vigente.

Nome Social

Fica assegurado, aos estudantes transgêneros, travestis e transexuais, e a quem fizer a solicitação, o uso do nome social nos registros acadêmicos e nos documentos oficiais, se requerido expressamente pelo(a) interessado(a).
Nos documentos internos constará exclusivamente o nome social cadastrado pelo(a) estudante.
Nos documentos oficiais, se requerido expressamente pelo(a) interessado(a), constará o nome social do(a) estudante acompanhado do nome civil.

Veja a Resolução CEPG -Nº 01, de 20 de julho de 2018 aqui.

Para incluir o nome social o(a) aluno(a) deve seguir os procedimentos abaixo:
  1. Incluir o nome social no Siga: para isso, deve acessar o Siga e ir em Requerimentos e depois em Inclusão de nome social.
  2. Informar por e-mail à Secretaria.

Alteração nos Documentos Pessoais

A alteração dos documentos pessoais difere do Nome Social, pois inclui a alteração do nome civil registrado no SIGA e nos bancos de dados internos do programa, e a alteração do gênero registrado no SIGA. Para isto, o aluno precisa ter realizado a alteração do nome na Certidão de Nascimento e no RG.

Procedimento:
  1. Entregar cópia do RG, autenticada ou acompanhado do original para autenticação na Secretaria;
  2. Entregar cópia da Certidão de Nascimento, autenticada ou acompanhado do original para autenticação na Secretaria;
  3. Enviar uma cópia em PDF da Certidão de Nascimento e RG por e-mail à Secretaria.
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Formulários
F1 - SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PESQUISA

F2 - PRESTAÇÃO DE CONTAS - PESQUISA E EVENTOS

F3 - AGENDAMENTO DE BANCA (substituído por formulário online)

F4 - APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

F5 - INSCRIÇÃO DE CANDIDATO INDÍGENA

F6 - SOLICITAÇÃO DOCENTE

F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE

F8 - EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINA EXTERNA

F9 - CANCELAMENTO DE BANCA

F10 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA

F11 - REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

F12 - SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO A EVENTO

​Formulário de estágio docente

Formulário de disciplina externa ao PPGAS


​Formulário de Tese. - SIBI

Registro de Tese

Restrição de Acesso/Divulgação


​

Regulamentos & Resoluções
Documento APG - UFRJ 2020


Resolução do PPGAS 2020/1


Resolução do PPGAS 2021/1


Resolução CEPG 05/2020


Regulamento PPGAS 2010


Resolução CEPG 01-2006

 
Resolução CEPG 02-2006


Resolução CEPG 03-2009


Portaria Capes/CNPq 2010 (Acúmulo de Bolsa)


Passagem Direta


Qualificação


​Resolução 01/2018 - Critérios para distribuição de bolsas


Resolução PEC/PG 2012
​

Resolução Ação Afirmativa 2012
​
​
Circular 4 de 2011 (Estágio Docência)


Parecer - Prorrogação e Suspensão de prazos - PPGAS dezembro/2020

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2019

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2018

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2017

Parecer - Passagem Direta - Turma Mestrado 2020

Parecer - Encerramento da suspensão dos prazos - 12/2021

Resolução CEPG 06/2021
Calendários
Calendário 2023

Calendário 2022

Calendário 2021

Calendário Período Letivo Especial (PLE) 2020

Calendário PPGAS/MN 2020 (antigo)

Procedimentos PPGAS/MN 2020​

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Editais
Edital PDSE 2023

Edital Wenner-Gren 2023
Resultados
Resultado Faperj Nota 10 - 2023

Implantação de bolsas - 2023

Lista de Prioridades - CSE 2023

Edital Interno PDSE 2023
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Endereço & Horário
Segunda à Sexta - 12h às 16h

​PPGAS - Prédio da Biblioteca Central

Horto Botânico, Museu Nacional

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão


CEP: 20940-040 / Rio de Janeiro
Contatos
Telefone:

+ 55 (21) 25689642 (temporariamente desativado)


Email Secretaria:

ppgas@mn.ufrj.br


E-mail Coordenação:

coordenadoriappgas@mn.ufrj.br

Como chegar
@ Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | Museu Nacional | UFRJ 2020
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