PPGAS | MN
  • Pós-Graduação
    • Programa >
      • Mestrado | Doutorado
    • Pesquisa >
      • Linhas
      • Núcleos
    • Produção >
      • Teses e Dissertações
      • Premiações
  • Pessoas
    • Equipe
    • Discentes
    • Representação Discente
    • Docentes
    • Pós-doc
  • Disciplinas
    • Procedimentos de Inscrição
    • Grade de Disciplinas
    • Aproveitamento de Créditos
    • Estágio Docência
  • Vida Acadêmica
    • Matrícula
    • Bolsas e Auxílios
    • Orientação
    • Defesas e Qualificações
    • Pós-Doutorado
  • Eventos
    • Agenda e Eventos
    • XI Seminário de Alunxs PPGAS-MN/UFRJ
    • PPGAS Divulga
  • Ingresso
  • Biblioteca
  • Revista Mana

Vida Acadêmica > Titulação > Mestrado > Doutorado > Qualificação > Licença

  • Agendamento
  • Cancelamento
  • Prorrogação
  • Banca e Dissertação
  • ​Pós-Defesa​
<
>
Agendamento de defesa
O agendamento de defesas de Mestrado deve ser realizado por meio do Formulário Eletrônico de Agendamento de Defesas (formulário acima).

Os agendamentos podem ser realizados tanto pelos alunos quanto pelos seus orientadores, mas a formação de bancas de dissertação ou tese é de responsabilidade dos orientadores e deve ser agendada no máximo 45 dias antes da defesa. Após o preenchimento e envio do Formulário Eletrônico de Agendamento, a Secretaria do PPGAS enviará para aprovação em reunião de colegiado do PPGAS. Uma vez aprovada a banca, todas as informações devem ser cuidadosamente conferidas pelos orientadores, para que possam ser encaminhados para homologação pelo Colegiado do PPGAS e, posteriormente, pela Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Museu Nacional (CPGP).  Após a aprovação da banca, a secretaria enviará aos alunos e aos orientadores a lista de documentos e providências necessárias para compor o processo da defesa, .com até 48 horas de antecedência da data agendada.

Alunos com documentação pendente na Secretaria não poderão solicitar a formação/agendamento de Bancas de Defesa.

No caso de mudança na data agendada, deve-se enviar e-mail à Secretaria do PPGAS informando da alteração.

As defesas estão podendo acontecer em dois formatos: 

Presencial - Todos os membros, orientador/a e candidato presencialmente na sala agendada.

Híbrida - Alguns membros e/ou candidato em modo remoto. É necessário que pelo menos o/a orientador/a esteja presencialmente na sala agendada. É necessário informar no agendamento todos os membros que irão participar de forma remota, incluindo o candidato se for o caso. Também é necessário enviar a Declaração de anuência de defesa híbrida. Veja aqui o modelo:
  • Modelo de Declaração de anuência de defesa híbrida para mestrado
Procedimentos detalhados:
  • Deve-se preencher formulário eletrônico de agendamento.
  • Secretaria irá iniciar o processo no SEI e adicionar o agendamento na pauta da próxima reunião do Colegiado.
  • Após aprovação no Colegiado, o agendamento segue para aprovação no CPGP.
  • Depois de aprovada, a Secretaria irá preparar a documentação, e enviará as orientações para o orientador com até 48 horas de antecedência da data agendada.
  • Será enviado também o link para acesso à ficha anônima de indicação a premiação para os membros da banca.
  • Após a defesa, o orientador deve entregar a ata assinada da defesa para registro da Secretaria.
  • Nas defesas híbridas, a Secretaria irá encaminhar a ata para os membros da banca que participaram por videoconferência para coleta da concordância do documento.
As bancas de Mestrado podem ser canceladas a pedido do aluno.

A solicitação de cancelamento de defesa de Dissertação ou Tese com data de defesa homologada deverá ser comunicada por escrito à Secretaria a fim de ser encaminhado à Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Museu Nacional. O novo agendamento implicará novo encaminhamento da documentação necessária, nova aprovação em reunião de colegiado e nova homologação da banca de defesa (ver item Agendamento).

Procedimentos detalhados:
Deve-se preencher o formulário F9 - CANCELAMENTO DE BANCA e enviá-lo por e-mail à Secretaria do PPGAS.
O pedido de cancelamento será enviado à reunião da CPGP para ciência.
A defesa da Dissertação de Mestrado deverá ocorrer dentro do prazo máximo de 36 (trinta e seis) meses, a contar da matrícula no Programa. Em casos absolutamente excepcionais, mediante a devida justificativa (a ser apresentada até 60 dias antes do prazo final), esse prazo poderá ser dilatado pela Comissão Deliberativa, que estabelecerá outro prazo, improrrogável, não superior a 6 (seis) meses, condicionado à aprovação pela Comissão de Ensino, do Colegiado do programa e da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa do Museu Nacional (CPGP). Em casos excepcionais, é possível solicitar uma segunda extensão do prazo, também de 6 (seis meses), condicionado à aprovação da Comissão de Ensino, do Colegiado, do CPGP e também do CEPG/PR2.

Todos os documentos devem ser enviados/entregues até o dia 30 de novembro do ano (em caso de feriado ou fim de semana, deve entregar até o último dia útil do mês de novembro).

A Prorrogação terá prazo único de 6 meses, sempre a partir do mês de março do ano até agosto.
A segunda prorrogação também terá prazo único de 6 meses, sempre a partir do mês de setembro até fevereiro do ano subsequente.

Documentos e trâmite:
Enviar por e-mail para a secretaria do PPGAS: 
  1. O Formulário F7 com a justificativa do aluno.
  2. O Formulário F6 com o de acordo do orientador e Formulário F6 com o de acordo do coorientador (caso haja), devidamente assinado por eles.
  3. O Projeto de trabalho e Cronograma de Dissertação. (Anexo 1)
  4. Copião da dissertação. (em PDF)
Uma vez recebida pela Secretaria, a documentação é encaminhada à Comissão de ensino para análise do pedido. Posteriormente, é enviado à Reunião do Colegiado, que, uma vez aprovando o pedido, encaminha ao CPGP para homologação. No caso da segunda prorrogação, o pedido ainda tramita na PR2, sendo esta última instância responsável pela decisão final da aprovação do pedido.

Normas para composição das bancas de Mestrado:

  • Todos os membros da banca devem ser doutores.
  • Todas as bancas devem ter dois suplentes, um interno ao PPGAS e outro externo.
  • Conforme Regulamento do PPGAS, Art. 46:
A Banca Examinadora será constituída por 3 (três) professores devidamente qualificados, um dos quais será necessariamente o Orientador da dissertação, na qualidade de Presidente, e um dos quais será externo ao Programa de Pós-Graduação.
  • Conforme Resolução 01/2006 do CEPG :
2º A banca examinadora para a concessão do grau de Mestre instalar-se-á com pelo menos três membros, dos quais no máximo dois pertencerão ao programa de pós-graduação.

Na escolha dos demais examinadores deverá ser levada em conta a sugestão do Orientador, mas respeitada em qualquer caso a decisão da Comissão Deliberativa.

Normas para Dissertação

A dissertação de mestrado será um trabalho escrito sobre tema previamente registrado junto ao Programa, mediante a apresentação de projeto aprovado pelo Orientador, e no qual o candidato deverá demonstrar capacidade de operar com os conceitos e métodos da Antropologia Social e conhecimento crítica da literatura relativa ao tema em questão.
 
A dissertação deverá estar redigida em português, podendo a parte pós-textual estar redigida em outra língua.A defesa da dissertação será pública, com divulgação prévia do local e horário de sua realização.
 
O grau de Mestre será concedido ao candidato cuja dissertação tenha merecido por parte da Banca Examinadora a menção – “aprovado”.
 
Em casos excepcionais, a banca examinadora poderá propor previamente à defesa a reformulação da dissertação, indicando o(s) objetivo(s) dessa reformulação, a ser feita em um prazo máximo de 90 (noventa) dias.

Após a aprovação da dissertação, o aluno terá prazo máximo de 30 (trinta) dias para entregar à Secretaria do Programa os exemplares da versão final, preparada de acordo com a resolução específica sobre o assunto. A defesa da dissertação deverá ser submetida pelo Programa ao CEPG para homologação, no prazo de 30 (trinta) dias. 
Consulte os procedimentos de Pós-Defesa.

Consulte a página da BFK para informações textuais da dissertação:
biblioteca
O envio da documentação para a homologação do diploma está condicionado à entrada dos documentos a seguir abaixo à secretaria do PPGAS com o prazo mínimo de 30 dias após a realização da defesa.
  • 01 exemplar da tese e/ou dissertação impresso e encadernado em espiral à Secretaria do PPGAS, para o acervo da Central de Memória Acadêmica - CMA**
  • ​Versão digital da tese ou dissertação em formato PDF enviada por e-mail para a secretaria.
  • Formulário SIBI enviado por e-mail para a secretaria
  • Formulário de Registro de Tese enviado por e-mail para a secretaria
  • No caso haver restrição de acesso a versão digital, enviar Formulário de Restrição de Divulgação por e-mail para a secretaria

**Após a ocupação das salas destinadas ao PPGAS, a Secretaria fará uma convocação aos egressos para a entrega do exemplar impresso.

Veja abaixo o material preparado pela Equipe BFK:
Tutorial de Elaboração de Tese/dissertação

​Folha de aprovação [dentro da tese/dissertação]

A folha de aprovação deve ser elaborada de acordo com o modelo da UFRJ que está no Anexo 3 da resolução do CEPG 02/2002 (Formatação de Teses e Dissertações da UFRJ e demais procedimentos)
  • Não precisa coletar as assinaturas dos membros da Banca - Modelo da Folha de aprovação
Vertical Divider
Formulários
F1 - SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO PESQUISA

F2 - PRESTAÇÃO DE CONTAS - PESQUISA E EVENTOS

F3 - AGENDAMENTO DE BANCA (substituído por formulário online)

F4 - APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS

F5 - INSCRIÇÃO DE CANDIDATO INDÍGENA

F6 - SOLICITAÇÃO DOCENTE

F7 - SOLICITAÇÃO DISCENTE

F8 - EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINA EXTERNA

F9 - CANCELAMENTO DE BANCA

F10 - SOLICITAÇÃO DE BOLSA

F11 - REQUERIMENTO DE MATRÍCULA

F12 - SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO A EVENTO

​Formulário de estágio docente

Formulário de disciplina externa ao PPGAS


​Formulário de Tese. - SIBI

Registro de Tese

Restrição de Acesso/Divulgação


​

Regulamentos & Resoluções
Documento APG - UFRJ 2020


Resolução do PPGAS 2020/1


Resolução do PPGAS 2021/1


Resolução CEPG 05/2020


Regulamento PPGAS 2010


Resolução CEPG 01-2006

 
Resolução CEPG 02-2006


Resolução CEPG 03-2009


Portaria Capes/CNPq 2010 (Acúmulo de Bolsa)


Passagem Direta


Qualificação


​Resolução 01/2018 - Critérios para distribuição de bolsas


Resolução PEC/PG 2012
​

Resolução Ação Afirmativa 2012
​
​
Circular 4 de 2011 (Estágio Docência)


Parecer - Prorrogação e Suspensão de prazos - PPGAS dezembro/2020

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2019

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2018

Parecer - Prorrogação de Qualificação - Turma 2017

Parecer - Passagem Direta - Turma Mestrado 2020

Parecer - Encerramento da suspensão dos prazos - 12/2021

Resolução CEPG 06/2021
Calendários
Calendário 2023

Calendário 2022

Calendário 2021

Calendário Período Letivo Especial (PLE) 2020

Calendário PPGAS/MN 2020 (antigo)

Procedimentos PPGAS/MN 2020​

Vertical Divider
Editais
Edital PDSE 2023

Edital Wenner-Gren 2023
Resultados
Resultado Faperj Nota 10 - 2023

Implantação de bolsas - 2023

Lista de Prioridades - CSE 2023

Edital Interno PDSE 2023
Vertical Divider
Endereço & Horário
Segunda à Sexta - 12h às 16h

​PPGAS - Prédio da Biblioteca Central

Horto Botânico, Museu Nacional

Quinta da Boa Vista, São Cristóvão


CEP: 20940-040 / Rio de Janeiro
Contatos
Telefone:

+ 55 (21) 25689642 (temporariamente desativado)


Email Secretaria:

ppgas@mn.ufrj.br


E-mail Coordenação:

coordenadoriappgas@mn.ufrj.br

Como chegar
@ Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social | Museu Nacional | UFRJ 2020
Imagem
Imagem
Imagem
  • Pós-Graduação
    • Programa >
      • Mestrado | Doutorado
    • Pesquisa >
      • Linhas
      • Núcleos
    • Produção >
      • Teses e Dissertações
      • Premiações
  • Pessoas
    • Equipe
    • Discentes
    • Representação Discente
    • Docentes
    • Pós-doc
  • Disciplinas
    • Procedimentos de Inscrição
    • Grade de Disciplinas
    • Aproveitamento de Créditos
    • Estágio Docência
  • Vida Acadêmica
    • Matrícula
    • Bolsas e Auxílios
    • Orientação
    • Defesas e Qualificações
    • Pós-Doutorado
  • Eventos
    • Agenda e Eventos
    • XI Seminário de Alunxs PPGAS-MN/UFRJ
    • PPGAS Divulga
  • Ingresso
  • Biblioteca
  • Revista Mana