![]() "Brazil's First Indigenous Curator: We're not afraid anymore" - New York Times, 22 de maio de 2020 Sandra Benites é doutoranda em Antropologia pelo PPGAS do Museu Nacional e curadora indígena da exposição "Histórias Indígenas" que ocorrerá no MASP em 2021. Corpos que Falam, um espaço para os estudantes do PPGAS/MN/UFRJ e da PPGHCS/Fiocruz em quarentena13/5/2020
"A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Sociedades Científicas Afiliadas a ela receberam com surpresa e enorme preocupação a Portaria CAPES no 34, de 9 de março de 2020, dispondo sobre fomento a cursos de pós-graduação stricto sensu." Leia na íntegra. Estamos todos cientes das medidas que vêm sendo tomadas para conter a disseminação do COVID-19 no país, sobretudo quanto aos procedimentos de isolamento e quarentena familiares e individuais. A gravidade da situação vem impondo decisões drásticas e mudanças nas nossas vidas e rotinas. A Coordenação do PPGAS vem discutindo quais providências devem ser tomadas para resguardar a segurança dos alunos, professores e funcionários, e para atenuar os impactos na vida acadêmica de mestrandos e doutorandos. O canal de comunicação com docentes e discentes está aberto; decisões e providências acadêmicas e administrativas começam a ser divulgadas. Pedimos a todos paciência e confiança. Conseguiremos navegar na tempestade, juntos, com formas criativas e viáveis que assegurem a continuidade das atividades acadêmicas e os vínculos, sustentados e sustentáveis, que nos unem, docentes, discentes e funcionários. Sobre calendário acadêmico, ver a nota da UFRJ. 13/03/2020UFRJ suspende aulas por 15 dias, a partir do dia 16/3Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitora
Institucional UFRJ Após reunião realizada na sexta-feira (13/3) com o Grupo de Trabalho da UFRJ sobre o novo coronavírus, a Reitoria determinou: 1) A suspensão das aulas nos níveis da educação básica, graduação e pós-graduação, em todos os campi da UFRJ, por 15 dias, a partir da segunda-feira (16/3), sujeita à reavaliação ao final do período. 2) A manutenção do funcionamento normal das unidades hospitalares. 3) A continuidade de todas as atividades administrativas das unidades acadêmicas, conforme decisão das chefias imediatas. A decisão foi tomada após análise da evolução e do agravamento da pandemia da COVID-19 no Rio de Janeiro. Assim sendo, a Reitoria recomenda: 1) A permanência dos discentes em seus domicílios, mantendo distanciamento social, o que implica evitar aglomerações de qualquer natureza. 2) Sempre que possível, a manutenção remota das atividades acadêmicas iniciadas (em breve, serão dadas instruções sobre uso de aplicativos com essa finalidade). 3) A continuidade de bancas de monografia, dissertação e tese, que devem ocorrer, sempre que possível, de maneira remota. 4) A manutenção do atendimento às diretrizes de contingência da COVID-19 anteriormente emitidas. Em relação à manutenção das atividades administrativas, é preciso ressaltar o cuidado com servidores que apresentem sintomas de gripe ou resfriado. Neste caso, eles devem entrar na quarentena produtiva (14 dias). A Reitoria ressalta que, neste momento, é importante diminuir o número de pessoas que trabalham no mesmo ambiente. O Grupo de Trabalho continuará funcionando e se reunindo e, sempre que necessário, emitirá novas orientações. Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop on Afro-Latin American Studies: Antonia G. P. de Araújo28/2/2020
Bolsa para Workshop
O paper da aluna Antonia Gabriela P. de Araújo, intitulado “Corpos raçudos. Corpos femininos negros e a produção de músculos entre boxeadoras no Rio de Janeiro, Brasil”, foi selecionado para a turma de 2020 do Mark Claster Mamolen Dissertation Workshop on Afro-Latin American Studies (Hutchins Center for African & ALARI, Harvard University) que será realizado em maio. Um documentário elaborado durante o projeto de pesquisa “Movimentos cruzados, histórias específicas - Análise comparativa dos ciclos de greves iniciados pelos metalúrgicos de São Paulo e do ABC paulista e pelos canavieiros de Pernambuco no final dos anos 1970”, coordenado por José Leite Lopes. O vídeo tem como principal objetivo levar a estudantes do ensino médio um pouco da história da luta por direitos no Brasil, retratando a organização dos trabalhadores do campo e da cidade em diferentes períodos da trajetória do nosso país e mostrando a necessidade de uma mobilização ampla e permanente entre os diversos movimentos sociais atuantes.
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