O PPGAS/MN divulga o edital de Auxílio Pesquisa 2024, com vigência até 31 de maio de 2025 para discentes de doutorado ingressantes em 2022 e em 2023.
O Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ abre seleção para indicar um bolsista de pós-doutorado no âmbito do programa PIPD da CAPES a partir das Portarias 282, de 4 setembro de 2024, e 307, de 24 de setembro de 2024. As informações estão disponíveis na página da CAPES referente ao PIPD e é indispensável que os candidatos leiam atentamente o regulamento e as condições para admissibilidade da candidatura aqui. A seleção estará aberta para portadores de diploma de doutorado em Antropologia ou áreas afins. O período de inscrição vai de 04 de outubro de 2024 a 14 de outubro de 2024, através de formulário acessível na homepage do PPGAS/MN a partir de 04 de outubro. A documentação necessária também deve ser anexada no mesmo formulário em formato PDF. O resultado final da seleção será divulgado no dia 30 de outubro de 2024, sendo a bolsa implementada em seguida. A/o bolsista aprovado deverá preencher também o formulário de inscrição de PIPD(UFRJ) disponível em https://ppgas.museunacional.ufrj.br/ingresso.html em Pós-Doutorado. Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected] Realize sua inscrição pelo Formulário Eletrônico: Inscrições de 04 a 14 de outubro de 2024.
O PPGAS/MN informa que já está disponível o Resultado do Edital de Auxílio Pesquisa Wenner-Gren 2024. Veja em: Disponível também no rodapé do site e em Bolsas e Auxílios.
O PPGAS/MN informa que pedidos de prorrogação de defesa, agendamento de defesa e ingresso em passagem direta deverão ser enviados, conforme procedimentos próprios, até o prazo estabelecido no quadro abaixo:
O calendário é alterado anualmente, conforme as datas das comissões e calendário letivo. Veja os procedimentos de prorrogação em: Veja os procedimentos de agendamento de defesa em: Veja os procedimentos de Passagem direta em:
De ordem do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Roberto de Andrade Medronho, o PPGAS/MN divulga o Ofício nº 148/2024 - GR, para conhecimento.
O PPGAS/MN informa que já está disponível o resultado do Edital de Auxílio Eventos para participação na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA). Vejam em: Também disponível no rodapé da página ou em:
O PPGAS/MN informa que houve alterações e atualizações na Grade de Disciplinas previamente divulgada, com inclusão, exclusão e alteração de dia e horário de disciplinas.
Vejam em: O PPGAS/MN torna público o Edital de Auxílio à Participação na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Conforme discutido e acordado nos últimos dois colegiados, o PPGAS abre Edital de Auxílio à Participação na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia. Para tanto, precisamos fazer algumas lembranças e esclarecimentos: 1. A Coordenadoria cumpriu ao longo da semana as últimas instruções da CAPES e teve os recursos para o ano devidamente publicados em Diário Oficial da União. Apesar disso, os recursos para 2024 ainda não estão acessíveis na conta do Programa. 2. Dessa forma, estamos abrindo o edital, mas mais uma vez salientando que os pagamentos, tal qual consta no Edital, só poderão ser efetivamente feitos com a chegada dos recursos. Por conta dos prazos curtos, a janela para envio dos dados necessários será breve. Fiquem atenta/os a todas as instruções, em especial com relação aos dados necessários para o pagamento em conta. 3. Diante do montante de recursos concedidos para 2024, e pelo alto custo das passagens, o PPGAS segue com a política de financiar inscrições e diárias. Veja em: Também disponível no rodapé da página e em:
O PPGAS/MN informa que já está disponível a Grade de Disciplinas do semestre letivo de 2024.2.
As ementas serão divulgadas na página da grade, conforme recebermos elas. O período de inscrições será de 27/07 a 06/08, conforme Calendário da UFRJ. As aulas iniciam em 12/08. Veja em: O PPGAS lamenta profundamente o falecimento da geógrafa e antropóloga Ana Maria de Lima Daou, ex-aluna do Programa, e nossa colega Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRJ. Ana Daou defendeu sua dissertação, “Políticas de Estado e Organização Social Camponesa: o caso de Sobradinho - Rio São Francisco, Bahia”, em 1989, sob orientação de Lygia Sigaud, com quem integrou diversos projetos de pesquisa sobre campesinato, reassentamento forçado e expansão do chamado setor elétrico no Brasil, e por meio desses dos chamados grandes projetos de desenvolvimento. Em 1998 concluiu seu doutorado com a tese "A cidade, o teatro e o 'Paiz das seringueiras': práticas e representações da sociedade amazonense na virada do século XIX", sob orientação de João Pacheco de Oliveira, que ensejou a publicação de dois livros ("A belle époque amazônica", publicado pela Jorge Zahar em 2000; e a íntegra revista com o título homônimo, pela Rio Books em 2014), sobre Manaus, sua cidade natal, no auge do período de extração da borracha, trabalho profundamente inovador à época, ao abordar a Amazonia a partir da cidade.
Atuou intensamente na vida universitária no Departamento e na Pós-graduação em Geografia, na interface da Antropologia, da Geografia Humana e História, nos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e na oferta de disciplinas a outras unidades da UFRJ, bem como em funções de administração universitária. Professora de enorme dedicação, densa formação, raros senso de humor e criatividade, formou muitos alunos, direta ou indiretamente, hoje docentes da própria UFRJ ou de outras universidades, assim como da educação básica. Em suas pesquisas trouxe ainda importantes discussões sobre a formação em Geografia, sobre a história da disciplina, publicados em artigos e capítulos de livros. Solidarizamo-nos com familiares e amigos neste momento de tristeza que a nós particularmente atinge, dado seu vínculo profundo com o Museu Nacional. |
Histórico
|