Graduado em Comunicação Social (PUC/RJ, 1994). Mestre (1999) e o doutor (2005) em Antropologia Social pelo PPGAS/MN/UFRJ. Entre 2006-2014, foi professor adjunto do DAN/UFRN. Desde 2014, é professor associado do DA/MN/UFRJ. Co-editor da Coleção Documentos Sonoros do Museu Nacional. Atua principalmente nos seguintes campos de investigação: Etnologia, Etnomusicologia, Cultura Popular, Patrimônio e História da Antropologia.
Linhas de pesquisa: Antropologia dos povos indígenas e das populações tradicionais, Antropologia do ritual, Etnomusicologia, Antropologia da arte e da cultura material. |
Livros e Coletâneas
Um povo sábio, um povo aconselhado. Ritual e política entre os Uitoto-murui. Brasília: ABA, Paralelo 15, 2012. |
Artigos, capítulos e gravações
Artigos: “Política, desentendimento e representação fonográfica entre os Tikuna”. Mundo Amazónico (Colômbia), 9(1), 2008:143-171. “E por falar em coleções e representação”. (com Lima Filho, Manuel). Dossiê Coleções, Colecionadores e Práticas de Representação. Sociedade & Cultura, 21(1), 2018:3-9. “Música indígena, música sertaneja: notas para uma antropologia da música entre os índios do Nordeste brasileiro”. Trans (Barcelona), 15, 2011:1-26. “Palavra de Coca e de Tabaco como ‘conhecimento tradicional’: cultura, política e desenvolvimento entre os Uitoto-murui do rio Caraparaná”. Mana, 17, 2011:69-98. Capítulos de Livro: “Mambear coca não é pintar a boca de verde: notas sobre a origem e o uso ritual da coca amazônica”. (com Echeverri, Juan Alvaro). In: LABATE, B. C. & GOULART, S. L. (orgs.). O uso ritual das plantas de poder. Campinas: Mercado de Letras, 2005. (Tradução para o espanhol em: CHAVES, M. & CAIRO, C. L. Del. (orgs.). Perspectivas antropológicas sobre la Amazonia contemporanea. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropologia e Historia, 2010. “Terra dos Lázaros: etnografia, historiografia e processo quilombola na Serra de Santana (RN)”. In: SCHAWDE, E. & VALLE, C. G. O. do (Orgs.). Processos Sociais, Cultura e Identidades. SP: Annablume, 2010. "A liberdade é coisa tão bela": música, política e memória dos trabalhadores rurais de Pernambuco (Brasil)”. (com Renata de Castro Menezes) In: TAMASO, I. & LIMA, M. F. (Orgs.). Antropologia e Patrimônio Cultural. Trajetórias e Conceitos. BSB: Associação Brasileira de Antropologia, 2012. "Notas sobre representação fonográfica, ritual de gravação e tradição musical". Em: LIMA & ABREU & ATHIAS (Orgs.) Museus e Atores Sociais: perspectivas antropológicas. Recife: Editora UFPE, 2016. “Dois reis neozelandeses: notas sobre objetivação museal, remanescentes humanos e formação do Império (Brasil, mares do Sul, século XIX). In: Oliveira, Pacheco de & Santos, Rira (orgs.). De acervos coloniais aos museus indígenas: formas de protagonismo e de construção da ilusão museal. João Pessoa: EdUFPB, 2019. “Indianizando modelos de gestão? Notas sobre saberes locais e saberes administrativos entre os Uitoto-murui”. In: Mura, Fábio & Secundino, Marcondes de Araújo & Silva, Alexandra Barbosa (Orgs.). Povos indígenas e relações de poder: olhares sobre a América do Sul. Campina Grande: EDUEPB, 2019. Audio Compact Discs: Ilê Omolu Oxum: Cantigas e toques para os Orixás (Co-editado com Gustavo Pacheco, LACED/MN/UFRJ, 2004) Rondônia 1912: Gravações históricas de Roquette-Pinto (Co-editado com Gustavo Pacheco, LACED/MN/UFRJ, 2009) Magüta arü wiyaegü: Cantos tikuna (Co-editado com Gustavo Pacheco, LACED/MN/UFRJ, 2009) Lutando e Cantando: Música e política dos trabalhadores rurais de Pernambuco (Co-editado com Renata Menezes, NuAP-LACED/MN/UFRJ, 2009) Música Tradicional de Sibayo, Peru (Coorganizado com Maria José Freire, Municipalidad de Sibayo, LACED/MN/UFRJ, 2010) |