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Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1979). Mestre (1984) e Doutor (1991) em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Departamento de Antropologia, Museu Nacional, UFRJ (desde 1993). Foi Professor da PUC-RJ e da Universidade Federal Fluminense, além de professor visitante na Universidade Federal de Minas Gerais, na Universidade de São Paulo, na Universidade de Cabo Verde, na Universidade de Chicago e na Universidade de Oxford. Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (desde 1992) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ (desde 2003). Sua áreas de atuação na antropologia incluem antropologia dos coletivos afro-brasileiros e afroindígenas, antropologia das religiões afro-brasileiras, antropologia da religião, teoria antropológica e antropologia simétrica. Pesquisa atualmente cosmopolíticas das religiões de matriz africana no Brasil, relações afroindígenas e teorias locais da contramestiçagem, a partir de pesquisa de campo no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, em Ilhéus, no sul da Bahia. Um livro sobre essas temáticas se encontra em preparação. |
Livros e Coletâneas
Razão e Diferença. Afetividade, Racionalidade e Relativismo no Pensamento de Lévy-Bruhl. Editora Grypho/Editora da UFRJ. Rio de Janeiro, 1994. (ISBN 85-7108-106-9). [EBook] Antropologia, Voto e Representação Política.Contracapa, Rio de Janeiro, 1996 (organizado em colaboração com Moacir Palmeira). Alguma Antropologia. Relume-Dumará, Rio de Janeiro, 1999. [EBook] Como Funciona a Democracia. Uma Teoria Etnográfica da Política. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2006 (ISBN 85-7577-318-6). [EBook] Dossiê Políticas e Subjetividades nos “Novos Movimentos Culturais”. Ilha. Revista de Antropologia9 (1/2): 6-193 (2009) (organizado em colaboração com Miriam Hartung) (ISSN 1517-395X). Do Lado do Tempo. O Terreiro de Matamba Tombenci Neto (Ilhéus, Bahia) – Histórias Contadas a Marcio Goldman. Rio de Janeiro: Editora 7Letras, 2011 (ISBN 978-85-7577-760-2). (organização e edição do livro de autoria de Mãe Hilsa Mukalê). How Democracy Works. An Ethnographic Theory of Politics. Londres : Sean Kingston Publisher, 2013. Mais alguma antropologia: Ensaios de geografia do pensamento antropológico. Rio de Janeiro, Ponteio, 2016. [EBook] |
Principais Publicações
“A construção ritual da pessoa: a possessão no candomblé”. Religião e Sociedade, 12(1): 22-54. ago. 1985. “Antropologia contemporânea, sociedades complexas e outras questões”. Anuário Antropológico, 93: 113-153. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro. 1995. “Uma categoria do pensamento antropológico: a noção de pessoa”. Revista de Antropologia, 39(1): 83-109. 1996. “Anthropology and politics in studies of national character”(em colaboração com Federico Neiburg). Cultural Anthropology, 13(1): 56-81. feb. 1998. “The heart of anthropology”.Culture & Psychology, 4(2): 259-271. Jun. 1998. “Raison et différence. A propos de Lucien Lévy-Bruhl”. Gradhiva. Revue d’Histoire et d’Archives de l’Anthropologie, 23: 1-21. avr.-mai 1998. “Como se faz um grande divisor? Etnologia das sociedades indígenas e antropologia das sociedades complexas”. Sexta-Feira, 3: 38-45. out. 1998 (em colaboração com Tânia Stolze Lima). “A experiência de Lienhardt: uma teoria etnográfica da Religião”. Religião e Sociedade, 19(2): 9-30. out. 1999. “Lévi-Strauss e os sentidos da história”. Revista de Antropologia, 42(1-2): 223-238. 1999. “A passage to anthropology: between experience and theory”, de Kirsten Hastrup (resenha). Revista de Antropologia, 43(2): 279-294. 2000. “An ethnographic theory of democracy. Politics from the viewpoint of Ilhéus’s Black Movement (Bahia, Brazil)”. Ethnos, 66(2): 157-180. “Segmentaridades e movimentos negros nas eleições de Ilhéus”. Mana. Estudos de Antropologia Social, 7(2): 57-94. out. 2001. “Pierre Clastres, etnólogo da América”. Sexta-Feira, 6: 291-309. 2001 (em colaboração com Tânia Stolze Lima). “Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos. Etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia”. Revista de Antropologia, 46(2): 445-476. 2003. “Ethnicity”. In: Roland Robertson & Jan AartScholte (eds.). Encyclopedia of Globalization: 403-407. New York: Routledge, 2006. (em colaboração com Tomas Martin Ossowicki). “How to learn in an afro-brazilian spirit possession religion.Ontology and multiplicity in candomblé”. In: Ramón Sarró & David Berliner (eds.). Learning religion. Anthropological approaches: 103-119. Oxford: Berghahn Books, 2007. “Histórias, devires e fetiches das religiões afro-brasileiras. Ensaio de simetrização antropológica”. Análise Social, XLIV(190): 105-137 (Nº Especial: Os Deuses Também Viajam: Religião e Mobilidade Humana. Ramon Sarró e Ruy Blanes, orgs. Lisboa, 2009). “An afro-brazilian theory of the creative process: an essay in anthropological symmetrization”.Social Analysis, 53(2): 108-129. Londres, 2009. “O fim da antropologia”. Novos Estudos CEBRAP, 89: 195-211. março de 2011. “Cavalo dos deuses: Roger Bastide e as transformações das religiões de matriz africana no Brasil”.Revista de Antropologia, 54(1): 407-432. 2012. “Pierre Clastres ou uma Antropologia contra o Estado”.Revista de Antropologia 54 (2): 577-599. “O Dom e a Iniciação Revisitados: O Dado e o Feito em Religiões de Matriz Africana no Brasil”.Mana. Estudos de Antropologia Social18 (2): 1-20 (out. 2012). “Introduction to Post-Social Anthropology. Networks, Multiplicities, and Symmetrizations”.HAU: Journal of Ethnographic Theory 2 (1): 421–433 (2012) (em colaboração com Eduardo Viveiros de Castro). “A Relação Afroindígena”. Cadernos de Campo23: 213-222 (2014). (ISSN: 0104-5679; e-ISSN: 2316-9133) “‘Quinhentos Anos de Contato’: Por uma Teoria Etnográfica da (Contra)Mestiçagem”. Mana. Estudos de Antropologia Social21 (3): 641-659 (2015). (ISSN 0104-9313) “Reading Roger Bastide: (Deutero) Learning the African Religions in Brazil”. Études Rurales 196: 9-24 (2016) “Slow Motions [Extended Remix]: Comments on a Few Texts by Marilyn Strathern”. In: Ashley Lebner (ed.). Redescribing Relations. Strathernian Conversations on Ethnography, Knowledge and Politics: 173-196. Oxford: Berghahn Books, 2016. (em colaboração comEduardo Viveiros de Castro) “Contradiscursos Afroindígenas sobre Mistura, Sincretismo e Mestiçagem. Estudos Etnográficos”. R@U. Revista de Antropologia da UFSCar9 (2): 11-28 (jul./dez. 2017).(ISSN 2175-4705) “A Política da Má Vontade na Implantação das Cotas Étnico-Raciais”. Revista de Antropologia60 (1): 16-34 (2017). (em colaboração com Gabriel Banaggia). “Tradição, Criatividade e Resistência em Territórios Negros”. Catálogo forumdoc.bh. 2018: 106-111 (2018). “Blood, Initiation, and Participation. What is Given and What is Made in Afro-Brazilian Religions”. In: Pedro Pitarch and Jose Antonio Kelly (eds.). The Culture of Invention in the Americas. London: Sean Kingston, 2019. |