Perguntas Frequentes
Vertical Divider
Quem pode utilizar a biblioteca?
A biblioteca está aberta à comunidade UFRJ e a comunidade externa, mas apenas pessoas com vínculos com a UFRJ podem realizar empréstimos. Conheça os serviços que oferecemos clicando aqui. Como faço para ter acesso remoto em casa?
A Biblioteca do Centro de Tecnologia, da UFRJ elaborou um vídeo explicando detalhadamente como fazer o cadastro no acesso remoto através do CAFe Shibboleth. Clique aqui para acessar o vídeo. Discentes de pós-doutorado devem previamente se cadastrar no endereço: https://app.pr2.ufrj.br/apiPosDoutorado/login Onde acesso para fazer buscas no catálogo online?
Acesse a Base Minerva, catálogo online das bibliotecas da UFRJ, no endereço: https://minerva.ufrj.br/F ou clique no botão no menu ao lado. Há seis tipos de buscas por palavras na Base Minerva: Simples; Rápida; Multibase; Orientada; CCL; e Avançada. Clique na opção desejada na página de Busca. O quadro superior do catálogo online mostra a barra de menu. Este quadro aparece em cada tela e oferece as principais funções e opções do usuário para o sistema. Como faço a ficha catalográfica?
Utilize o gerador automático de fichas catalográficas do SiBI/UFRJ. Saiba mais. Como faço para acessar as normas da ABNT?
A UFRJ disponibiliza o acesso através da Intranet UFRJ. Saiba mais. Como normalizar minha dissertação/tese?
Você pode conferir as normas de formatação no manual elaborado pelo SiBI ou solicitar a ajuda da equipe da biblioteca pelos nossos canais de atendimento. Confira também nosso Manual de Teses e Dissertações, um passo a passo dos procedimentos da normalização à entrega. O que é o Nada Consta?
É um documento emitido pelas Bibliotecas da UFRJ que declara que o usuário (discente) não possui débitos no Sistema de Bibliotecas da UFRJ. A apresentação do Nada consta é requisito obrigatório para requisição de diploma, transferência, trancamento de matrícula e qualquer tipo de desligamento da universidade. O Nada Consta é regulamentado por Resolução do Consuni. Saiba mais. Como faço para emitir o nada consta?
O usuário deverá ir pessoalmente à biblioteca. Entretanto, durante o isolamento social, a emissão de Nada Consta pode ser solicitada por e-mail ([email protected]). Saiba mais sobre o Nada Consta. Como faço o cadastro na biblioteca?
eVocê deve apresentar um documento comprobatório de vínculo com a UFRJ para realizar seu cadastro. Estudantes: CPF ou DRE Técnicos administrativos e professores UFRJ: SIAPE Pós-Doc: Preencher formulário da TIC e cadastrar-se no site neste site. Ex-alunos PPGAS, Pesquisadores e Bolsistas: Formulário de autorização Professor visitante: Formulário assinado pela Coordenação do Programa Quantos livros posso pegar emprestados?
Professor do PPGAS e Professor Visitante: até 10 itens, pelo prazo de 30 dias. Discente PPGAS, Pós-Doc, Servidor MN e Pesquisador MN: até 5 itens, pelo prazo de 30 dias. Professor, Aluno ou Servidor UFRJ (outras unidades) e Ex-alunos PPGAS: até 3 itens, pelo prazo de 7 dias. Outras pessoas podem pegar livro emprestado para mim? E devolver?
O empréstimo é intransferível, somente o próprio usuário pode realizá-lo mediante a apresentação do número de CPF ou DRE. A devolução pode ser feita por terceiros. Como faço para reservar um livro?
A reserva pode ser feita presencialmente ou on-line. Saiba mais. Como faço para renovar um empréstimo?
A renovação pode ser feita presencialmente ou on-line. Saiba mais. Perdi um livro. O que eu faço?
Envie-nos um e-mail para passarmos as devidas orientações. [email protected] O que acontece quando devolvo itens com atraso?
Você será suspenso, conforme Resolução 01/2004 do Conselho Universitário da UFRJ, em todas as bibliotecas da UFRJ por período igual ao atraso, sendo este período multiplicado pelo número de itens emprestados. Durante a suspensão, você não poderá efetuar empréstimos. Estou com livros atrasados, posso fazer novos empréstimos?
Não, novos empréstimos só poderão ser realizados após a devolução dos livros atrasados e passado o tempo de suspensão do cadastro devido a penalidade por entrega em atraso. Nenhuma biblioteca da UFRJ possui a obra de que eu preciso, o que posso fazer?
Você pode buscar em outras instituições de ensino superior e utilizar o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas. Saiba mais.
Não sou da UFRJ, posso pegar livros emprestados?
Caso você esteja vinculado a outra instituição de ensino superior, você pode utilizar o serviço de Empréstimo entre Bibliotecas. Usuários sem vínculo com nenhuma instituição podem fazer uso da consulta local. Como doar obras à biblioteca?
Você pode entrar em contato diretamente por nossos canais de atendimento ou conferir a seção Doações neste mesmo site. Lá você terá mais informações sobre a campanha e o projeto da nova BFK. Como incluir nome social no cadastro da Biblioteca?
Saiba mais sobre cadastro e uso de nome social por alunes trans e não-bináries neste link. |