O Colóquio sobre imagens-arquivo Yanomami ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2024 no Salão Nobre da Reitoria / UFRR. Convidados Yanomami e antropólogos debaterão em torno às relações históricas e contemporâneas dos Yanomami com as imagens, o retorno visual do arquivo fotográfico de Bruce Albert, e a retomada das imagens e os novos arquivos digitais Yanomami, entre eles o do cineasta Morzaniel Ɨramari. Uma mostra de curtas Yanomami será parte do Colóquio. O evento apresenta os resultados preliminares da pesquisa de Valeria Vega como doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional / UFRJ, que em distintos momentos recebeu recursos do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PEC-PG / CAPES), do Laboratório de Arte, Ritual e Memória (LARMe / PPGAS-MN), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS, MN/UFRJ), da Wenner Gren Foundation e do Fundo Memorial Steven Lee Rubenstein. A realização do Colóquio conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGANTS) da UFRR e é apoiado pelo Governo Federal, Ministério da Cultura e Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação Turismo Esporte e Cultura de Boa Vista (FETEC) com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo-Lei Complementar No. 195/2022. Projeto contemplado no edital prêmio 006/2023. Modalidade: Audiovisual. Veja a programação completa e participe! Inscrições no link da bio @coloquioyanomami Trabalho no Horizonte: Nos limites do conhecimento em uma era de extremos climáticos descontrolados29/11/2024
Última palestra do ano no PPGAS/MN será com a antropóloga Adriana Petryna (Universidade da Pensilvânia):
Trabalho no Horizonte: Nos limites do conhecimento em uma era de extremos climáticos descontrolados | Adriana Petryna (Universidade da Pensilvânia) Local: sala 9. Prédio da Biblioteca Central do Horto Botânico, na Quinta da Boa Vista. Data: Quinta-feira, 5 de dezembro, às 9h30. A palestra será em inglês. "A emergência climática perturba a habilidade de projetar como o ambiente se comportará ao longo do tempo, com base nos padrões estabelecidos. Projeções que falham rapidamente colidem perigosamente com as respostas às emergências, particularmente no caso dos incêndios florestais. Esta palestra considera os futuros climáticos sob a ótica do "horizoning", uma forma de pensar que examina desastres não naturais dentro de um horizonte de expectativas, no qual ainda é possível reagir". Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (29/11), às 14h contaremos com as seguintes falas: Tobie Nathan, os dispositivos terapêuticos e uma guerra de denominações | Bruno Foureaux (IP-UFRJ) (Re)fazer antropologia com Zora N. Hurston: poéticas e políticas do trabalho etnográfico | Nicole Batista (PPGAN-UFMG) O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia. Em razão da instabilidade hídrica no IFCS, nosso encontro será na Fundação Casa de Rui Barbosa - Sala A, 2º andar (Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro/RJ). É com muita alegria que convidamos a todo o corpo discente para participar do Seminário de Autoavaliação e Planejamento que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, 9h30, na sala 9 do prédio da Biblioteca Central.
Como vocês sabem, os últimos anos têm sido marcados por desafios de reestruturação de todo tipo: de espaço, de composição do corpo docente e de renovação de disciplinas e formas de trabalho coletivo. Todas as pessoas envolvidas com o Programa, sejam discentes, técnicos ou docentes, temos sido provocadas não apenas a reagir às condições adversas enfrentadas desde o incêndio de 2018, mas a imaginar nosso futuro de forma aberta e colaborativa. O Seminário é uma oportunidade única para conversarmos sobre a trajetória do PPGAS, sobre seus pontos fortes, seus desafios atuais e sobre propostas para o futuro. A participação de vocês é fundamental. Seminário de autoavaliação e planejamento estratégico: reconstrução, antropologia e cidadania acadêmica Dia 21 de novembro: 9h30 Mesa de Abertura: Museu Nacional e PPGAS 11hs-13hs: Autoavaliação, Pós-graduação e Cidadania Acadêmica Júlio Assis Simões (USP e Capes), Lia Zanotta Machado (UnB) e Antonio Carlos de Souza Lima (PPGAS/MN) 14hs-17hs: PPGAS: realizações, desafios e propostas Dia 22 de novembro 9h30-13hs: Plenária O PPGAS/MN lamenta profundamente o falecimento da antropóloga Neide Esterci, professora do IFCS/UFRJ. Neide, graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, foi da primeira turma do mestrado do PPGAS desde 1968. Fez parte do Survey realizado no primeiro ano do Projeto ”Estudo Comparativo do Desenvolvimento Regional: Centro-Oeste e Nordeste”, com que o PPGAS se iniciou. Fez parte do grupo de pesquisa do Centro-Oeste ou Brasil Central, e em 1972 defendeu sua dissertação “O Mito da Democracia no País das Bandeiras: análise simbólica sobre imigração e colonização no Estado Novo”, orientada por Francisca Vieira Keller no PPGAS/MN/UFRJ.
Entre 1975 e 1977 participou do Projeto Emprego e Mudança Socioeconômica do Nordeste realizado no PPGAS. Em 1985 defendeu na USP sua tese de doutorado “Conflito no Araguaia; peões e posseiros contra a grande empresa”, depois publicada pela Editora Vozes em 1987. A pesquisa está baseada em trabalho de campo desde o final dos anos 60 na área de Santa Terezinha, às margens do Araguaia, nordeste de Mato Grosso, onde Yonne Leite pesquisava os Tapirapé, na área da missão religiosa católica que, além do grupo indígena, mantinha relações também com os posseiros estabelecidos na região. Em 1972 aguçou-se o conflito entre a CODEARA, Companhia do Desenvolvimento do Araguaia que estimulava e protegia grandes empresas na área, e os posseiros, atraindo uma repressão que se abateu sobre a prelazia de São Félix do Araguaia. Neide acompanhou não somente os posseiros defendidos pela missão religiosa, mas também estudou os peões atraídos para o trabalho nas grandes empresas. Na sequência ela pôde assim dar uma grande contribuição crítica aos estudos sobre o trabalho escravo contemporâneo que se desenvolveram a partir dos anos 90, tendo seus estudos por referência incontornável. Além de professora de Antropologia do IFCS/UFRJ, ela foi durante muitos anos colaboradora do CEDI (Centro Ecumênico de Documentação e Informação) e foi presidenta do ISA (instituto Sócio-Ambiental). Na ABA e na ANPOCS estimulou grupos de estudo socioambientais sobre a Amazônia. O Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia -NuCEC do PPGAS/Museu Nacional e o ResiduaLab convidam ao Seminário "Outras conversas: etnografias recentes sobre mundos haitianos". Quinta-feira 14 de novembro, às 14h.
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (08/11), às 14h contaremos com as seguintes falas:
Sob a sombra de Tempo | Vânia Zikán Cardoso (UFSC/Instituto Brasil Plural) Notas para uma diplomacia entre psicanálise e pensamento indígena | Marina Vanzolini (USP) O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia. Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/ RJ. Sala Vermelha (4º andar). |
Acesse a planilha com a lista completa de eventos do programa - em construção
Ver Todos
Dezembro 2024
|