O PPGAS parabeniza Nian Pissolati Lopes pela obtenção do prêmio CAPES de melhor tese de doutorado na área de Antropologia/Arqueologia, intitulada "Nomes da Transformação: os Nadëb e os outros no alto Uneiuxi”, orientada pelo professor Carlos Fausto.
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (30/08), às 14h contaremos com a seguinte fala:
Antropologia de Ocha después del Santo: el trabajo de campo de una santera cubana en México | Indira Mones Guevara (Posdoutoranda, Universidad Autónoma de Baja California Sur, México) Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/ RJ. Sala Azul (4º andar). o NuCEC (Núcleo de Pesquisas em Cultura e Economia) do PPGAS/Museu Nacional convida para Seminário com a participação do antropólogo Marco J. Martínez Moreno. A apresentação se intitula "Herbert: a força e o pensamento de um pai de família".
Sexta-feira, 30 de agosto, às 14h30. Local: Sala 420 (Vermelha) IFCS, São Francisco de Paula 1, Centro, Rio de Janeiro. O PPGAS/MN divulga a arte final do seminário Outras Histórias II, bem como o convite para o lançamento dos livros "Outras Histórias. Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África" (org.) Marcio Goldman e "Entre Risos e Perigos. Artes da resistência e ecologia quilombola no Alto Sertão da Bahia" de Suzane de Alencar Vieira (vencedor do Prêmio Jabuti Acadêmico 2024).
Não é necessário inscrição prévia. Veja a programação aqui. O PPGAS Parabeniza Suzane de Alencar Vieira pelo Prêmio Jabuti Acadêmico 2024, com o livro “Entre risos e perigos. Artes da resistência e ecologia quilombola no Alto Sertão da Bahia”, resultado de tese de doutorado defendida no PPGAS/Museu Nacional.
O PPGAS/MN condida para o Seminário do NAnSi: Outras Histórias II: Saberes Orgânicos e Reedições Afroindígenas
21, 22 e 23 de agosto de 2024 Local: Casa de Rui Barbosa, Sala de Cursos Rua São Clemente, 134, Botafogo Organização: Núcleo de Antropologia Simétrica Apoio: FAPERJ Quarta-feira, 21 de agosto de 2024 Mesa 1 (9h – 12h): Barbara Pimentel da Silva Cruz (PPGAS/MN/UFRJ) – Antropologia hesitante ou a experiência afro-diaspórica sob uma gramática dos terreiros Edgar Rodrigues Barbosa Neto (PPGAS/UFMG) – O meio é o começo Luis Fernando de Jesus Reyes Escate (UNMSM) – O espaço que está entre os tempos de antes e o tempo de agora Mediação: Marcio Goldman (PPGAS/MN/UFRJ) Mesa 2 (14h -17h) Helena Santos Assunção (PPGAS/MN/UFRJ) - Madjine em movimento: composições entre pessoas e espíritos no litoral norte de Moçambique Natalia Velloso Santos - Feijoada e kumida tera: teorias da mestiçagem na alimentação entre Brasil e Cabo Verde Priscila Lessa de Mello (PPGAS/MN/UFRJ) - La costa brama: territórios negros e a experiência afromexicana Mediação: Ivana Stolze Lima (Casa Rui Barbosa) Quinta-feira, 22 de agosto de 2024 Mesa 3 (9h - 12h): Clara Mariani Flaksman (DAC/IFCS/UFRJ) - O tempo no candomblé da Bahia Lucas de Mendonça Marques (PPGAS/USP) - O caminho de Ogum: esboços de uma cosmotécnica do candomblé Olavo de Souza Pinto Filho (PPGAS/MN/UFRJ) - Os mortos no candomblé em dois contextos etnográficos Mediação: Indira Mones Guevara (Universidad Autónoma de Baja California Sur - UABSC) Mesa 4 (14h -17h): Gabriel Holliver (PPGAS/MN/UFRJ) - O bicudo, o algodão e as sementes da paixão: histórias de um mundo desmantelado Gustavo Ferreira Fialho (PPGAS/MN/UFRJ) - Sobre o que não se desmancha: embaraçar com os caboclos nos sertões de Jacobina/BA Mediação: Suzane de Alencar Vieira (UFG) Sexta-feira, 23 de agosto de 2024 Mesa 5 (9h - 12h): Ellen Fernanda Natalino Araújo (PPGAS/MN/UFRJ) - Ouricuri-coqueiro: o ‘materialismo’ como problema Fulni-ô Kauã Vasconcelos (PPGAS/MN/UFRJ) - Artes da submersão: técnicas de (in)visibilidade na encantaria Noshua Amoras de Morais e Silva (PPGAS/MN/UFRJ) - Espíritos fugidios: corpo e alma na Jurema em Recife/PE Mediação: Geraldo Andrello (UFSCAR) Mesa 6 (14h -17h): Outras Histórias - Conversa de Encerramento Mediação: Marcio Goldman O PPGAS/MN parabeniza e celebra a doutora Mariane Aparecida do Nascimento Vieira pelo Prêmio Mario de Andrade concedido na 34ª Reunião Brasileira de Antropologia pelo artigo “Chamas, cinzas e luta: uma etnografia do desastre patrimonial de um Museu Nacional”, fruto da tese defendida no PPGAS em fevereiro de 2024. Parabenizamos também ao professor Edmundo Pereira, orientador da tese.
O NuSEX - Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidade do PPGAS/Museu Nacional em parceria com o Instituto de Medicina social da UERJ e do GREFAC - Grupo de Estudo sobre a Família Contemporânea do ICS/UERJ convidam para uma conversa com o professor Robert McRuer (George Washington University) intitulada "Pensando o Crip na América Latina".
A conversa acontecerá na quarta-feira, 7 de agosto, às 14h no Auditório do IMS/UERJ, 6º andar, bloco E, sala 6020, Campus Maracanã. Sobre a Teoria Crip: A obra de Robert McRuer é um ponto de virada para diferentes áreas das ciências sociais e humanidades, mas também é profundamente inspiradora para nos situarmos no mundo. Teoria Crip é uma crítica sagaz ao regime de capacidade corporal compulsória em que vivemos. Percorrendo variadas fontes de pesquisa, McRuer nos convida a desnaturalizar a distinção entre normal e anormal, entre capacidade e deficiência. Em seu livro Teoria Crip: signos culturais entre o queer e a deficiência, Robert McRuer aguça nossa percepção para como sinais da deficiência podem estar em lugares quiçá inesperados, como no casamento heterossexual, na lógica de produção universitária, em instituições financeiras como o Banco Mundial ou programas televisivos como “Queer Eye for the Straight Guy”. Nesta conversa, o autor aborda diferentes iniciativas do pensamento e do ativismo crip na América Latina. Sobre o autor: Robert McRuer é professor de teoria crítica, estudos culturais, estudos sobre a deficiência e teoria queer. em The George Washington University, em Washington, DC. Autor do livro “Teoria Crip. Signos culturais entre o queer e a deficiência”, recentemente traduzido ao português, e de vários livros e artigos relacionados a estudos queer e sobre deficiência, incluindo “The Queer Renaissance: Contemporary American Literature and the Reinvention of Lesbian and Gay Identities” e “Crip Times: Disability, Globalization, and Resistance”. Com Anna Mollow, editou o volume “Sex and Disability” e, com David Bolt, editou a série “A Cultural History of Disability”, com seis volumes focados na deficiência desde a antiguidade até a era moderna. O NuSEX, Núcleo de Estudos em Corpos, Gênero e Sexualidades do PPGAS/Museu Nacional promove duas conversas com o Professor Robert McRuer (George Washington University) (siga o carrousel).
A primeira, em parceria com o LAB CONATUS - Laboratório de pesquisas sobre Corpos, Naturezas e Sentidos do Departamento de Antropologia da UFF, se intitula "Criando um mundo Crip". Acontecerá na próxima terça-feira, dia 6 de agosto, às 18h. Local: Auditório do bloco P, Campus Gragoatá. Contará com tradução simultânea a Livras e ao português. A segunda conversa leva como título "Pensando o crip na América Latina" e é organizada em parceria com o Instituto de Medicina Social da UERJ, com apoio do Grefac (Grupo de Estudos sobre a Família Contemporânea) do Departamento de Antropologia/Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UERJ. Esta conversa terá lugar na quarta-feira 7 de agosto, às 14h, no Auditório do IMS/UERJ, 6º andar, bloco E, sala 6020, Campus Maracanã. Ambas as conversas são abertas ao público geral ! O PPGAS/Museu Nacional informa com alegria que o livro "Ardis da Arte: Imagem, Agência e Ritual na Amazônia" de Carlos Fausto é finalista do prêmio Jabuti Acadêmico 2024.
O resultado final sairá no dia 6 de agosto. |
Acesse a planilha com a lista completa de eventos do programa - em construção
Ver Todos
Setembro 2024
|