Encontros Sextas no NanSi - Sessão 454: Rafael Moreira & Pedro Roberto Meinberg Garcia Filho25/6/2025
Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (27/06), às 14h contaremos com as seguintes falas:
“Gente perigosa”: os Hupd’äh e seus modos de atenção | Rafael Moreira (PPGAS/MN - UFRJ) Histórias de considerações entre os Buya-Tapuya no Alto Rio Negro | Pedro Roberto Meinberg Garcia Filho (PPGAS/UFSCar) O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia. Sessão virtual. Link de acesso: https://us02web.zoom.us/j/88246593931 ID da reunião: 882 4659 3931 O PPGAS/MN convida à palestra "Revisitando a antropologia dos/nos museus em tempos pós-coloniais" com o antropólogo Benoit de L'Estoile.
Sexta-feira, 27 de junho, às 9h30. Sala 9 do Prédio da Biblioteca Central - Horto Botânico - Quinta da Boa Vista Na próxima semana será realizado o seminário:
"O Português é indígena: outras falas, outras escritas" A atividade será transmitida ao vivo por meio do canal Seminário PPGAS-MN no YouTube. O link para acesso à transmissão já está disponível: https://youtube.com/live/kiI9C1-eXWg?feature=share Contamos com sua participação. O PPGAS/MN convida todos para a palestra O Mystic da amizade e a inimizade da lei na Amazônia Assentada, com Ashley Lebner (Wilfrid Laurier University - ON, Canadá).
Comentador: André Dumans Guedes (PPGS/UFF) Dia 25 de junho, às 14:30h. Sala 516 - Bloco O - Campus Gragoatá/UFF Quais são os modos de insurgência contra o arquivo racial? Como o antirracismo vem sendo disputado e enunciado no Brasil de hoje? O que os mercados do sexo revelam sobre quem pode — ou não — migrar, mover-se, desejar? De que forma os sistemas de vigilância e controle regulam corpos no contexto da prostituição? O que o Plantationoceno nos permite pensar sobre desigualdades e interseccionalidades? E como as fronteiras operam não só como tecnologias de governo e exclusão, mas também como espaços de agência? Organizado por Maria Elvira Díaz-Benítez (PPGAS/MN), Everton Rangel (PUC-Rio) e Thaddeus Blanchette (PPGAS/MN), em articulação com os grupos de pesquisa NuSEX e GIRO, o evento discute a centralidade das articulações entre raça, sexo e colonialismo para a compreensão das dinâmicas contemporâneas. Quando? De 24 a 27 de Junho Onde? Salas Multiuso 39 a 41, térreo da Biblioteca Central do Museu Nacional (Horto Botânico, Quinta da Boa Vista – RJ) Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (13/06), às 14h contaremos com as seguintes falas:
Entre casas, facões e vestidos: caminhando com os gestos das mulheres mēbêngôkre | Julia Sá Earp (PPGSA/ UFRJ) O fio dentro da montanha | Gabriel Soares(PPGAS/MN - UFRJ) O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia. Local: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS/UFRJ Largo São Francisco de Paula, 1 - Centro, Rio de Janeiro/ RJ. Sala azul (4º andar). O PPGAS/MN convida todos para o Seminário PPGAS: O Português é indígena: outras falas, outras escritas
Com a participação de: Maemes Gonçalves de Oliveira Ferro | Xakriabá Ana Paula Rodrigues Sirleide Batista Lopes | Pataxó Karina da Costa Santos | Kambeba Mediadora| Bruna Franchetto Comentador| Marcus Maia Nos últimos anos, cresceu a mobilização do movimento indígena em torno das ameaças que pairam sobre a sobrevivência das línguas originárias. Neste contexto, dois fenômenos instigantes surgem e se consolidam, interligados e conectados à conquista de direitos territoriais. De um lado, reivindica-se o reconhecimento como "língua indígena" das variedades do português faladas e escritas por povos originários, cujas línguas ancestrais estão adormecidas. De outro lado, processos locais autodeterminados e diversificados experimentam e fortalecem as retomadas de línguas originárias. Afloram novas falas e novas escritas que, hoje, devem constar nos mapas e levantamentos que atualizam o panorama da diversidade linguística no Brasil. O simpósio dá voz a algumas dessas experiências. Transmissão pelo nosso canal no Youtube: Seminário PPGAS-MN Dando continuidade aos nossos encontros, nesta sexta-feira (06/06), às 14h contaremos com as seguintes falas:
A fé que canta e dança: reativando ecologias de conexões parciais entre congado e candomblé em contextos de racismo ambiental e fim de mundos | Bianca Zacarias França (PPGAn-UFMG) Uma teoria xamânica da história entre os Kawaiwete | Rodrigo Brusco(PPGAS-USP) O evento é aberto e não é necessária inscrição prévia. Sessão virtual. Link de acesso:https://us02web.zoom.us/u/kbwlWGvLkg ID da reunião: 874 9759 6487 O PPGAS/MN divulga o próximo evento do Seminários do LAH: Por onde o sangue escorre? Notas sobre o genocídio negro, com a participação de Aline Maia (UFRJ).
O seminário será realizado no dia 10 de junho, às 13h, na sala 41 da Biblioteca Central/MN - Quinta da Boa Vista. O PPGAS/MN tem o prazer de divulgar o evento em comemoração aos 207 anos do Museu Nacional, Diálogos da Reconstrução: Coleções e Curadorias Indígenas, Experiências e Desafios. O evento ocorrerá no dia 05 de junho, no Paço de São Cristovão, na Quinta da Boa Vista, e terá a presença de professores, pesquisadores, alunos e egressos do PPGAS. |
Acesse a planilha com a lista completa de eventos do programa - em construção
Ver Todos
Julho 2025
|