Ingresso
Quem pode se candidatar:
A candidatura no PIPD será aceita dentro de, pelo menos, uma das seguintes condições:
Período do Pós-doutorado:
As atividades de pós-doutorado terão, para efeitos de certificação, uma duração mínima de 4 (quatro) meses e máxima de 5 (cinco) anos no total.
Como se candidatar:
Preencher formulário eletrônico (disponível abaixo) E entregar documentos impressos (documentação física) na secretaria do PPGAS acompanhados dos originais para autenticação.
Atenção: Durante a Pandemia do Coronavírus, não será exigido a entrega de documentação física. Todo o processo será realizado por vias remotas, em cumprimento das orientações de isolamento e distanciamento social. Após o retorno das atividades presenciais será necessária a entrega da documentação física para arquivamento na Secretaria do PPGAS.
Os documentos abaixo devem também ser anexados no formulário eletrônico, em formato PDF.
Em caso de envio pelos Correios: (suspenso devido a Pandemia do Coronavírus)
Enviar todos os documentos, sendo que os documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista e diploma de doutorado) devem ser autenticados em cartório. Os demais documentos, onde couber, devem ser assinados (não é necessário autenticá-los)
Endereço:
Secretaria Acadêmica do PPGAS/MN/UFRJ
Quinta da Boa Vista - Horto Botânico - São Cristovão
CEP: 20940-040 / Rio de Janeiro
Procedimentos:
Após a entrega da documentação FÍSICA e aprovação do Colegiado do Programa, a solicitação é enviada ao CPGP e posteriormente para a Congregação.
Informamos que a aderência ao Programa PIPD está vinculada à homologação da Congregação, ou seja, a data de início do projeto será a data em que for homologado pela Congregação (instância superior ao PPGAS).
Atenção: Durante a Pandemia do Coronavírus, os procedimentos serão realizados exclusivamente por vias remotas. A entrega da documentação física deverá ocorrer somente após retorno das atividades presenciais.
Veja aqui a Resolução CEPG 04/2018 que cria, no âmbito da UFRJ, o Programa Institucional de Pós-doutorado (PIPD).
Veja aqui a nova Resolução CEPG n 01/2021.
Atenção:
A candidatura no PIPD será aceita dentro de, pelo menos, uma das seguintes condições:
- Se for financiada por bolsa de pós-doutorado ou bolsa equivalente;
- Se houver concessão de afastamento remunerado de instituição de pesquisa e ensino ou empresa, ou ainda, se o vínculo empregatício for em tempo parcial;
- Sem bolsa, a critério da CPGP e da Comissão Deliberativa do Programa.
Período do Pós-doutorado:
As atividades de pós-doutorado terão, para efeitos de certificação, uma duração mínima de 4 (quatro) meses e máxima de 5 (cinco) anos no total.
Como se candidatar:
Preencher formulário eletrônico (disponível abaixo) E entregar documentos impressos (documentação física) na secretaria do PPGAS acompanhados dos originais para autenticação.
Atenção: Durante a Pandemia do Coronavírus, não será exigido a entrega de documentação física. Todo o processo será realizado por vias remotas, em cumprimento das orientações de isolamento e distanciamento social. Após o retorno das atividades presenciais será necessária a entrega da documentação física para arquivamento na Secretaria do PPGAS.
Os documentos abaixo devem também ser anexados no formulário eletrônico, em formato PDF.
- Termo de compromisso assinado; (acesse o modelo aqui)
- Projeto de pesquisa;
- Plano de atividades a ser desenvolvido;
- Currículo Lattes do candidato ao pós-doutorado;
- Comprovação do título de doutor;
- Cópia do CPF;
- Cópia do documento de identidade ou, caso estrangeiro, passaporte;
- Cópia do título de eleitor;
- Cópia do certificado de reservista;
- Carta de anuência do supervisor de pós-doutorado; (acesse o modelo aqui)
- Declaração se a atividade desempenhada será integral ou parcial; (acesse o modelo aqui)
- Caso o candidato tenha vínculo empregatício, deverá apresentar anuência do seu empregador ou instância equivalente, para o desenvolvimento do projeto de pós-doutorado, por meio da assinatura do Termo de Ciência pela instituição empregadora, conforme modelo no Anexo a essa resolução. (acesse o modelo aqui)
Em caso de envio pelos Correios: (suspenso devido a Pandemia do Coronavírus)
Enviar todos os documentos, sendo que os documentos pessoais (RG, CPF, título de eleitor, certificado de reservista e diploma de doutorado) devem ser autenticados em cartório. Os demais documentos, onde couber, devem ser assinados (não é necessário autenticá-los)
Endereço:
Secretaria Acadêmica do PPGAS/MN/UFRJ
Quinta da Boa Vista - Horto Botânico - São Cristovão
CEP: 20940-040 / Rio de Janeiro
Procedimentos:
Após a entrega da documentação FÍSICA e aprovação do Colegiado do Programa, a solicitação é enviada ao CPGP e posteriormente para a Congregação.
Informamos que a aderência ao Programa PIPD está vinculada à homologação da Congregação, ou seja, a data de início do projeto será a data em que for homologado pela Congregação (instância superior ao PPGAS).
Atenção: Durante a Pandemia do Coronavírus, os procedimentos serão realizados exclusivamente por vias remotas. A entrega da documentação física deverá ocorrer somente após retorno das atividades presenciais.
Veja aqui a Resolução CEPG 04/2018 que cria, no âmbito da UFRJ, o Programa Institucional de Pós-doutorado (PIPD).
Veja aqui a nova Resolução CEPG n 01/2021.
Atenção:
- A última seção do formulário exige o envio por upload de arquivos em PDF. Tenha toda a documentação necessária pronta para o upload.
- Após recebimento da documentação, caso não tenha nenhuma pendência, a solicitação para ingresso no pós-doutorado será inserida na pauta da próxima Reunião Do Colegiado. Em caso de aprovação, será enviado ao CPGP e, posteriormente, à Congregação do Museu Nacional.
- Durante a Pandemia do Coronavírus, não será exigido a entrega de documentação física. Todo o processo será realizado por vias remotas, em cumprimento das orientações de isolamento e distanciamento social. Após o retorno das atividades presenciais será necessária a entrega da documentação física para arquivamento na Secretaria do PPGAS.
Prorrogação
Pesquisadores do pós-doutorado podem solicitar a prorrogação do prazo de entrega do Relatório Final, desde que o período total do PIPD não ultrapasse a duração máxima de 5 anos.
Para solicitar a prorrogação, o pesquisador deve enviar, por e-mail à Secretaria do PPGAS:
O pedido irá tramitar nas mesmas instâncias que aprovaram o ingresso no PIPD, ou seja, primeiro no Colegiado do PPGAS, depois no CPGP e, por fim, na Congregação do Museu Nacional.
Para solicitar a prorrogação, o pesquisador deve enviar, por e-mail à Secretaria do PPGAS:
- F7 com a justificativa para a prorrogação e o novo prazo, devidamente assinado;
- F6 com a anuência do seu supervisor, devidamente assinado.
O pedido irá tramitar nas mesmas instâncias que aprovaram o ingresso no PIPD, ou seja, primeiro no Colegiado do PPGAS, depois no CPGP e, por fim, na Congregação do Museu Nacional.
Finalização
Ao término do período das atividades de pós-doutorado, o pesquisador deverá encaminhar ao Programa de Pós-graduação um relatório final de atividades contendo:
a) resumo das atividades realizadas;
b) lista das produções (artigos, livros, patentes, realizações artísticas, entre outras) decorrentes da pesquisa com suas cópias ou comprovações, quando possível;
c) parecer do supervisor sobre as atividades realizadas.
Após a aprovação do relatório final pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-graduação, o pesquisador fará jus a um certificado emitido pelo sistema, no qual constará o número total de horas de atividades realizadas. Caso o pesquisador tenha iniciado o pós-doutorado em data anterior à aprovação da Congregação, o PPGAS também irá emitir uma declaração cobrindo esse período.
Ao término do período de atividade de pós-doutorado, o pesquisador poderá solicitaroutra participação no PIPD, através da submissão de uma nova candidatura, contendo os seguintes documentos:
a) projeto de pesquisa e plano de atividades a ser desenvolvido;
b) carta de anuência do supervisor de pós-doutorado;
c) currículo atualizado do candidato ao pós-doutorado
a) resumo das atividades realizadas;
b) lista das produções (artigos, livros, patentes, realizações artísticas, entre outras) decorrentes da pesquisa com suas cópias ou comprovações, quando possível;
c) parecer do supervisor sobre as atividades realizadas.
Após a aprovação do relatório final pela Comissão Deliberativa do Programa de Pós-graduação, o pesquisador fará jus a um certificado emitido pelo sistema, no qual constará o número total de horas de atividades realizadas. Caso o pesquisador tenha iniciado o pós-doutorado em data anterior à aprovação da Congregação, o PPGAS também irá emitir uma declaração cobrindo esse período.
Ao término do período de atividade de pós-doutorado, o pesquisador poderá solicitaroutra participação no PIPD, através da submissão de uma nova candidatura, contendo os seguintes documentos:
a) projeto de pesquisa e plano de atividades a ser desenvolvido;
b) carta de anuência do supervisor de pós-doutorado;
c) currículo atualizado do candidato ao pós-doutorado
EPOPEIAS
EPOPEIAS - Encontros de pós-doutorandos e pesquisadores do PPGAS/Museu Nacional
É um espaço de discussão e partilha ao qual estão convidadas todas as pessoas que realizam estágios de pós-doutorado no PPGAS. Realizamos encontros quinzenais, para refletir conjuntamente sobre nossas pesquisas, levando em consideração que se encontram em momentos distintos, e tratam de assuntos variados. Pretendemos que este espaço gere intercâmbios, articulações e atividades com toda a comunidade universitária.
e-mail: epopeias-ppgas@googlegroups.com
É um espaço de discussão e partilha ao qual estão convidadas todas as pessoas que realizam estágios de pós-doutorado no PPGAS. Realizamos encontros quinzenais, para refletir conjuntamente sobre nossas pesquisas, levando em consideração que se encontram em momentos distintos, e tratam de assuntos variados. Pretendemos que este espaço gere intercâmbios, articulações e atividades com toda a comunidade universitária.
e-mail: epopeias-ppgas@googlegroups.com